Ceia de Natal Vegetariana/Vegana
- Alessandra Sampaio
- 14 de dez. de 2016
- 4 min de leitura
A melhor época do ano finalmente chegou <3 o mês de Dezembro inteiro, pra maioria das pessoas, é um misto de ansiedade e conforto pelo natal que se aproxima. Fim de mais um ano, mais um ano cheio das tradições de família de natal e, com elas, a tão esperada ceia. Pra você que se tornou vegetariano ou vegano recentemente, assim como eu, as confraternizações em que não existe nada pra você comer além de salada estão se tornando cada vez mais frequentes, né? Se a ceia de natal não for na sua casa, é sempre importante avisar o anfitrião com antecedência sobre o seu hábito alimentar (caso ele ainda não saiba) ou oferecer-se pra levar a própria comida. Neste segundo caso, é bom pesquisar receitas vegetarianas e/ou veganas que mantenham o clima do natal. Por esse motivo, eu trouxe algumas receitas desse tipo pra facilitar a vida de quem quer comer comidas bem natalinas, mantendo a alimentação que deseja.
Em primeiro lugar, como de costume, vem a rabanada como entrada. Essa receita eu encontrei no blog Presunto Vegetariano e, provavelmente, vou fazer na minha ceia também.
RABANADA VEGANA

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de leite vegetal; 1 colher (chá) de essência de baunilha; 2 pães franceses (ou pão vegano); 1/4 de xícara (chá) do açúcar de sua preferência; 1/2 colher (chá) de canela em pó; 3 colheres (sopa) de água; 2 colheres (sopa) de óleo vegetal; Farinha de trigo para empanar; Açúcar e canela a gosto para polvilhar.
Modo de Preparo:
1. Em uma tigela, coloque o leite vegetal e a essência de baunilha, misture e reserve; 2. Corte os dois pães franceses/veganos em fatias com cerca de 2cm e molhe as levemente no leite vegetal, retirando sempre o excesso de líquido; 3. Coloque farinha de trigo em um pratinho, e empane as fatias umedecidas, batendo para tirar o excesso; 4. Em uma frigideira grande e antiaderente, coloque o açúcar, a canela, a água e o óleo vegetal, misture e deixe ferver no fogo baixo; 5. Quando começar a borbulhar, coloque as fatias de pão e deixe-as fritando na calda por cerca de dois minutos. Vire-as para dourar do outro lado também. 6. Desligue assim que os dois lados estiverem dourados. Polvilhe com açúcar e/ou canela.
Nos pratos principais, resolvi trazer duas receitas pra dar mais opções. A primeira receita, a Bolonhesa de Tofu do blog Flowered, já estava salva no meu computador há um bom tempo mas ainda não tive a chance de testar. Como ainda não consegui fazer o tofu em casa (e quando conseguir, vou trazer também a receita) acabaria fazendo só a massa e o molho de tomate, que também é uma opção gostosa.
MASSA AO MOLHO BOLONHESA DE TOFU

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de azeite; 1 cebola picada; 4 dentes de alho; 200 g de tofu; Meio frasco de polpa de tomate; 1 colher (chá) de sal. MODO DE PREPARO: 1. Picar a cebola e alho; 2. Refogar no azeite; 3. Após alguns minutos, juntar a polpa de tomate e sal a gosto; 4. Adicionar o tofu esfarelado e deixar apurar por aproximadamente 10 minutos;
5. Juntar a massa de preferência, já cozida, ao molho, misturar e servir.
O último prato principal é uma lasanha. Lasanha ao pesto! Essa eu realmente nunca provei igual, mas como sou fã de pesto, encontrei essa receita e quero testar o quanto antes. Pesto é uma delícia, então eu tenho certeza que essa lasanha deve valer a pena. Essa receita é do site Green Me.
LASANHA AO PESTO (VEGETARIANA)

INGREDIENTES:
6 folhas de lasanha pré-cozida;
125 g. de pesto;
1 punhado de queijo parmesão ralado;
1 batata cozida;
80g de vagem;
Bechamel.
MODO DE PREPARO:
1. Cozinhe em água salgada a vagem e a batata cortadas em cubos pequenos;
2. Misture o pesto ao molho bechamel (receita acima). Despeje uma concha do molho em uma assadeira e polvilhe com alguns cubos de batata e vagem;
3. Coloque as folhas de lasanha e siga esta alternância até que se acabem os ingredientes.;
4. Por último polvilhe uma abundante camada de parmesão;
5. Cozinhe a 180°C durante 25 minutos.
Pra sobremesa eu escolhi uma receita acessível, que agrada à maioria dos gostos e até quem não for vegetariano ou vegano deve amar. A maioria das receitas de mousse vegano leva abacate, Aquafaba, tofu ou alguma combinação dos três. Como o abacate pode não agradar muito e o tofu não é um ingrediente tão acessível a todos, eu trouxe a receita com Aquafaba do blog Made by Choices.
*Aquafaba: do latim aqua (água) + faba (feijão, grão). É o nome dado a água de cozimento do grão de bico. Em breve pretendo trazer também a receita ensinando como reaproveitar essa água pra cozinhar;
MOUSSE DE CHOCOLATE VEGANO

INGREDIENTES:
100grs do chocolate de preferência;
150 ml de Aquafaba.
MODO DE PREPARO:
Corte o chocolate em pedaços pequenos e derreta lentamente em banho-maria;
Enquanto o chocolate derrete, coloque a aquafaba numa batedeira;
Bata a aquafaba até o ponto similar ao da clara em neve. O tempo pode variar com a potência da batedeira, mas fica em torno de 5 minutos. O ponto ideal é quando a aquafaba fica bem firme e não cai da colher;
Quando o chocolate estiver derretido, junte ¼ de aquafaba batida e envolva muito bem no chocolate;
Transfira todo o chocolate para a taça onde estiver a aquafaba e envolva tudo de forma gradual, até estar homogêneo;
Levar ao frigorífico por pelo menos 4 horas e servir.
Essas são apenas algumas receitas legais que encontrei. Se, até o natal, encontrar mais receitas práticas e gostosas, vou trazer aqui pro blog <3 A que eu mais gostei e com certeza vou testar dia 24 é a lasanha ao pesto. E vocês, gostaram de alguma?
Comments