Como ter uma aparência sem defeitos
- Alessandra Sampaio
- 1 de fev. de 2017
- 3 min de leitura
Oi gente!
Não, esse título não é exagero, não é clickbait. Há vários meses tenho refletido sobre o assunto e agora, com uma opinião mais ou menos formada (por enquanto), resolvi trazer pro blog e compartilhar.

Em primeiro lugar, o que são defeitos e qualidades? Lembro de ter lido pelo menos umas 30 vezes na vida pessoas julgando o próprio nariz por ser redondinho, enquanto eu pensava no quanto adoro os narizes gordinhos. Do mesmo jeito, eu por muitos anos achei esquisitas pessoas de olhos claros (eu achava que na luz os olhos delas ficavam tão claros que iam ficar transparentes e isso me agoniava em segredo), enquanto tanta gente só sabia dizer que eu tinha sorte por ter olhos verdes. A intenção dessa revelação não é mostrar o quanto esse e aquele estão errados ou certos por gostarem ou deixarem de gostar de alguma coisa. O mais importante é pensar: o fato de a pessoa X não gostar de narizes redondos tornou os narizes gordinhos um defeito na aparência das pessoas? Tornou os narizes gordinhos uma qualidade nas pessoas? Teve QUALQUER influência na vida das pessoas com narizes gordinhos? Acho que não. Não sei quanto a vocês, mas eu tive uma grande dificuldade até dissociar a palavra "GOSTO" das palavras "DEFEITO/QUALIDADE". Na maior parte da minha vida eu tomava o meu gosto pessoal pelas coisas como o juiz pra definir os defeitos e qualidades em mim e nas outras pessoas e, sinceramente, até hoje ainda tomo, não vou ser hipócrita a ponto de me livrar dessa culpa, é difícil se livrar de um vício e mais ainda se ele é frequentemente praticado no seu dia a dia. Eu vejo as pessoas se criticando o tempo inteiro, vejo eu mesma me criticando em certos momentos (hoje talvez menos do que antes).
Qual é o critério pra se definir um defeito ou qualidade? Será que é feita uma votação aberta ao público e a maioria vence? Ou é um colega chato que te diz que seu único defeito é o cabelo e você passa a criticar o próprio cabelo pra si e pros outros?
Não adianta vir dizer que é "a sociedade que impõe os defeitos e qualidades", até porque, quem é a sociedade? Nós somos a sociedade. Você é a sociedade. Você impõe a si mesmo seus defeitos e qualidades? Ou você acha que a sociedade deveria parar de impor às pessoas defeitos e qualidades? Se sim, assuma seu papel na mudança que você quer ver. Você é um ser humano cheio de características físicas, que te moldam e te tornam a pessoa que você é por fora. Um nariz gordinho é só um nariz gordinho. Um nariz, seja como for, não muda e não dita a sua qualidade enquanto pessoa. Nenhuma característica física dita isso.
Observe seu comportamento, suas falas, seus preconceitos e garanta que eles façam jus à sua vontade. Dê às pessoas a liberdade de expressão que você deseja pra si e não molde as pessoas aos seus olhos. Quem quiser raspar o cabelo, que raspe. Se quiser operar o nariz, opere. O corpo é seu e é lindo: ele não apenas funciona como um meio de transporte para a mensagem que você quer passar (pela sua voz, pela linguagem corporal etc) mas ele próprio também é uma mensagem. Seu corpo é a mensagem enviada pela sua genética, pelo seu histórico de vida, pelos seus gostos, suas crenças, seus hábitos. Ame essa oportunidade maravilhosa de se expressar que é o corpo e se esqueça de rotular defeitos e qualidades. Você tem características físicas e nada além disso.
Comments