Dicas para escolher a penteadeira perfeita!
- alessandra sampaio
- 12 de fev. de 2017
- 4 min de leitura
Oi gente :)
O que a gente vê muito por aí são várias penteadeiras lindas e cheias de espaço (caríssimas), limpinhas e transbordando maquiagem e perfumes caros. A realidade passa longe dessa visão pra maioria de nós. Antes de simplesmente gostar de uma penteadeira bonita e comprar uma idêntica a ela, é importante avaliar alguns pontos pra ter certeza de que vocês não gastem além do necessário e que o espaço disponível seja suficiente pra suprir a quantidade de produtos que vocês têm. Eu separei algumas fotos de penteadeiras pra várias ocasiões, desde as econômicas até as luxuosas, passando pelas modernas e as clássicas, sem deixar de lado as compactas e as espaçosas... E trouxe aqui algumas dicas pra vocês conseguirem escolher a penteadeira perfeita pra si.
1. Quanto dinheiro disponível?
Existe uma razão muito clara e sensata pra essa ser a primeira pergunta a se fazer antes de escolher uma penteadeira: ninguém quer ver fotos espetaculares de penteadeiras de princesa pra depois não poder comprar uma igual. É claro que, apesar desse conselho, muita gente gosta de se torturar e babar o dia inteiro por aquilo que não vai poder pagar (eu to nesse grupo!!! Pior conselheira de todos os tempos) mas a frustração é horrível e, por experiência própria, não aconselho que façam isso. Antes de pesquisar qualquer uma, estipulem o preço máximo que vão poder pagar, prestando atenção tanto no valor total quanto na mensalidade, caso paguem parcelado.
Se o orçamento for pequeno, considerem uma penteadeira simples e econômica como, por exemplo, uma prateleira pregada na parede, um espelho e um lugar pra sentar. É o mínimo que vocês precisariam pra chamar de penteadeira.

2. Quanto espaço disponível?
Outro ponto importante a se considerar é o espaço que você tem pra colocar a penteadeira. Não, o fato de você ter um espaço pequeno no local não quer dizer que seu espaço pra guardar os produtos vai ser igualmente limitado (existem algumas formas de contornar esse problema e compactar os produtos, mas eu vou falar sobre isso já já), então por ora esqueçam se a quantidade de maquiagem que vocês têm é pouca ou muita, meçam o espaço real que vocês têm para a penteadeira em largura, comprimento e altura.
Se o espaço for limitado em largura, invistam em penteadeiras mais estreitas com bancos que possam ser guardados debaixo da mesa, como essas aqui:


Pra compensar o espaço limitado em largura, vocês também podem investir nas penteadeiras estreitas que compensam em comprimento (caso esse não seja limitado também). Aqui tem um exemplo:

Agora, se o problema de espaço for o comprimento, existem penteadeiras curtas com espaços pra armazenamento em cima ou embaixo da mesa (na verdade, prateleiras que servem pra complementar o espaço da penteadeira. Esses são os mecanismos que eu falei acima pra guardar muitos produtos num espaço apertado sem precisar se desfazer de nada). Aqui têm alguns exemplos pra vocês se inspirarem:


Se vocês não precisarem do espaço extra em cima ou embaixo, simplesmente escolham as curtas, como essa aqui:

Se a falta de espaço no local for em altura, usem espelhos menores ou abram mão dos de parede por espelhos com suporte. Exemplo:

Agora, se o problema pra vocês for realmente não ter um espaço pra colocar a penteadeira, vocês podem instalá-las embutidas em outros móveis. Desse jeito, vocês só abrem quando precisarem usar e depois podem fechar pra colocar outros objetos em cima. Eu amei esses exemplos:

3. Quanto espaço vai ser necessário na penteadeira?
Como eu disse antes, nem sempre uma penteadeira menor significa pouco espaço pra guardar suas maquiagens, mas com certeza é mais prático ter gavetas pra deixar tudo à sua disposição do que ter que armazenar as maquiagens em caixas. Se o espaço não for um problema pra vocês, usem e abusem (abusem mesmo!) das gavetas, mas tentando sempre criar um espaço realista. Pra quê 10 gavetas enormes pra alguém que todas as maquiagens cabem em um daqueles organizadores de acrílico? Do mesmo jeito, de que servem duas gavetas minúsculas pra quem tem muitos produtos ou trabalha com maquiagem e precisa entocar tudo em algum lugar? Além disso, não esqueçam de conhecer os produtos que vocês vão guardar nessas gavetas. Algumas paletas de sombras, por exemplo, são enormes e precisam de gavetas mais altas que as comuns. O que eu quero dizer é: saibam em média quantas gavetas de tamanho normal e/ou grandes vocês vão precisar pra guardar tudo o que têm.
Aqui tem um exemplo pra pessoas que têm muitos produtos e levaram a sério a brincadeira da gaveta:

E aqui a penteadeira mais comum:

4. Qual a iluminação perfeita?
Provavelmente a resposta universal pra essa pergunta é "a luz natural". A experiência da maioria das maquiadoras que se pronunciaram sobre isso consente que a luz natural retrata mais fielmente o resultado final da maquiagem mas, como nem sempre é possível ter a penteadeira de frente pra uma janela, aqui tem a receita pra imitar essa luz com lâmpadas:

Obs: A proporção mais recomendada pra conseguir o efeito da luz natural é 2 lâmpadas amarelas pra cada 1 branca. Se vocês quiserem saber mais sobre esse assunto, a Lu Ferraes explicou melhor sobre iluminação aqui.
Bom gente, agora que já expliquei basicamente sobre vários tipos de situações que podem influenciar na escolha de vocês, aqui têm algumas penteadeiras lindas pra servir de inspiração:





Espero muito que essas dicas possam ajudar vocês na hora de escolher uma penteadeira perfeita ou de pelo menos sonhar com uma. O espelho e a cadeira da última foram os que conquistaram meu coração <3 e pra vocês, o quê não pode faltar na penteadeira perfeita?
Comments